Kit de ferramentas básicas para pequenos consertos

Se você nunca precisou fazer pequenos consertos em casa, prepare-se, pois vai precisar algum dia, conforme diz a lei de Murphy (se algo pode dar errado, dará). Estar preparado para estes imprevistos, quando ocorrerem, vai ajudar a resolver qualquer contratempo. Para isso, é indispensável que se tenham algumas ferramentas em casa. Pensando em facilitar essa tarefa, nossa equipe formulou um kit de ferramentas básicas para pequenos consertos domésticos.

Com esse kit e, acima de tudo, com tranquilidade, você estará preparado para qualquer imprevisto.

 

Montando o seu kit de ferramentas para pequenos consertos

 

Chave de testes

Ferramenta fundamental para prevenir possíveis acidentes com energia elétrica, já que identifica a existência de corrente quando acende uma luz. Para preservar a integridade da chave de testes, é recomendado que essa ferramenta seja usada somente para verificar se há corrente elétrica em tomadas, fios ou equipamentos.

Chave de Fendas

É utilizada para soltar ou apertar parafusos. O ideal é que se tenha em vários tamanhos.

Martelo

Uma das ferramentas mais populares, é extremamente versátil, serve para colocar e remover pregos na parede e para pequenos reparos em móveis, por exemplo.

Chave Philips

Muito semelhante a chave de fenda, com a diferença da ponta em formato de cruz, essa ferramenta certamente é fundamental para pequenos consertos em eletrodomésticos ou móveis.

Fitas isolante

Serve para evitar acidentes com fios elétricos.

Fita veda rosca

Usada para a vedação de tubulações de líquidos ou gases. Na manutenção hidráulica, enrole-a cerca de 5 a 6 vezes nas roscas, para evitar vazamentos. Proceda da mesma forma para a vedagem de gases.

Pregos, parafusos e buchas

Muito úteis, servem para colocar quadros nas paredes ou para pequenos consertos em móveis. É recomendável tê-los em diversos tamanhos.

Trena

Sabe aquele sofá maravilhoso que você comprou e não passa na porta? Pois é, isso teria sido evitado com o uso da trena. Serve para medir paredes, móveis, etc.

Furadeira

Essa ferramenta executa furos rapidamente, nos mais diversos tipos de materiais.

Alicate universal

Muito útil na manutenção hidráulica ou elétrica doméstica. Versátil, pode prender, puxar, torcer ou cortar. Na hora da aquisição, dê preferência para um que tenha isolamento elétrico no cabo.

Chave inglesa

É uma ferramenta muito versátil, já que pode se adaptar a diferentes tamanhos de fenda, graças a regulagem das mandíbulas. Extremamente útil, facilita o esforço mecânico para girar parafusos e porcas. Serve para pequenas manutenções, desde reparos em bicicletas até a troca da válvula de uma descarga.

Nível

Imagine o transtorno de instalar prateleiras, armários ou suportes aéreos tortos, por exemplo? Para evitar isso e garantir o alinhamento, o nível é uma ferramenta fundamental.

Estilete

Serve para cortes em papel, papelão, plásticos, tecidos, etc. Prefira um com lâmina segmentada, ou seja, que possa ter partes destacáveis, garantindo assim que esteja sempre afiada e boa para o uso.

Cola de madeira

Esse adesivo serve para eventuais reparos em móveis e objetos de madeira.

 

Sugerimos que destine uma caixa, outro objeto qualquer ou um espaço para armazenar esse kit de ferramentas básicas, agilizando assim o tempo para o conserto e evitando extravios.

Boa sorte e mãos à obra!

TAGS: Ambiente, Consertos, Ferramentas, Chave de Testes, Chave de Fenda,
Martelo, Fita Veda Rosca, Chave Philips, Fita Isolante, Pregos, Parafusos e Buchas,
Trena, Furadeira, Alicate Universal, Chave Inglesa, Estilete, Nível.